Interface Gráfica do Usuário

Graphical User Interface ou Interface Gráfica do Usuário trata-se da utilização de técnicas de design e usabilidade voltadas para a interação entre homens e máquinas, por meio de softwares, sistemas ou aplicações. Esta modalidade consiste em aperfeiçoar o modo como os usuários utilizam, um equipamento ou um sistema de computação. Pode se dizer também que ao utilizar a comunicação digital neste meio, as empresas produtoras de software, poderão criar uma identificação maior entre seus produtos com a sua marca.

Em uma oportunidade, desenvolvemos um projeto tão bem elaborado de GUI, que as pessoas achavam que o software tinha sido desenvolvido nos Estados Unidos – palavras do gerente comercial do produto – mas na realidade, o mesmo tinha sido desenvolvido aqui no Brasil.

 

Protótipo desenvolvido para a VIVO

Um bom projeto de User Interface, pode sim fazer a diferença no momento de uma venda, e não estamos falando somente do design e sim do apoio as funcionalidades do produto, cujo seu objetivo fica ainda em maior evidência. Vamos citar o i-Phone como exemplo, que inovou na forma como utilizamos os antigos celulares, e muito está atribuído a sua interface e efeitos de usabilidade.

No Brasil, os investimentos nesta atividade ainda são muito precários, devido a falta de mão de obra qualificada e pela dificuldade das empresas em mensurar o real valor obtido. O importante é que as empresas estão evoluindo bem neste quesito, e os profissionais estão aos poucos aparecendo. Para uma época, não muito anterior, poderia se dizer que tais profissionais nem existiam no Brasil.

A Romanino Digital já executou mais de 14.400 horas de atividades desenvolvendo projetos de Graphical User Interface. Os projetos foram desenvolvidos para a VIVO S/A, Adidas e Ingris Technologies, veja nosso portfolio de GUI. Para saber mais respeito deste serviços entre em contato conosco.